“BIM é uma filosofia de trabalho que integra arquitetos, engenheiros e construtores (AEC) na elaboração de um modelo virtual preciso, que gera uma base de dados que contém tanto informações topológicas como os subsídios necessários para orçamento, cálculo energético e previsão de insumos e ações em todas as fases da construção” (Eastman, 2008).
A sigla BIM significa Building Information Modeling e, em português Modelagem da Informação da Construção. O BIM é uma realidade na construção civil e tem alcançado cada dia mais áreas envolvidas, no processo de projeto e execução de obras. Como estratégia de disseminação desta tecnologia, o decreto federal nº 10.306 de 2020, estipula que até 2028, todos os projetos dos órgãos e entidades da administração pública federal deverão ser desenvolvidos em BIM.
Os projetos em BIM são construções digitais repletas de informações multidisciplinares e parâmetros projetuais. Estas informações proporcionam a execução da obra com um melhor planejamento, assertividade e eficiência.
Além de proporcionar uma compatibilização entre disciplinas precisa devido a sua interoperabilidade, os projetos em BIM podem contribuir para extração de quantitativos, orçamentos e planejamentos de execução.
A DUAS desenvolve seus projetos na plataforma BIM, através do software Revit, proporcionando todas as vantagens que esta plataforma pode oferecer para seus projetos.
São desenvolvidos estudos de implantação, embasados nas legislações vigentes, federais, estaduais e municipais, que integrarão o estudo de viabilidade e negociação de compra dos terrenos pelos nossos clientes. Para o desenvolvimento também são consideradas as definições de produto solicitadas pelo cliente.
Diretrizes gerais das demais disciplinas de projeto envolvidas, que podem impactar significativamente o aproveitamento do terreno são absorvidas nesta etapa.
Quando necessário e de acordo com o terreno a ser trabalhado, são feitos estudos de parcelamento e desmembramento, que contribuem para a previsão de área de aproveitamento na implantação dos empreendimentos, sejam eles residenciais unifamiliares, multifamiliares, comerciais ou de serviços.
São desenvolvidos projetos arquitetônicos para serem base do desenvolvimento dos projetos de instalações e infraestrutura. Nesta etapa, o projeto arquitetônico receberá as contribuições decisivas para a conclusão da concepção da implantação e edificações.
São desenvolvidos os projetos para protocolo nos órgãos públicos para aprovação, de acordo com os padrões e normas específicos para este fim.
São desenvolvidos os projetos que serão utilizados para a execução da obra, além de compatibilização com os projetos de instalações e infraestrutura. Esse projeto é essencial para evitar imprevistos durante a obra, pois nele são desenvolvidos os detalhes necessários para compreensão das soluções arquitetônicas, além das definições de acabamentos a serem utilizadas.